quarta-feira, 15 de dezembro de 2010



PERIGO IMINENTE
Estudo aponta para risco de surto de dengue em 178 cidades. Segundo Ministério da Saúde, Rio de Janeiro está em situação de alerta.
Enquanto a ampliação da rede de esgoto patina no Brasil, o governo emite alertas que indicam a possibilidade de uma nova epidemia de dengue no próximo verão. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 178 dos 370 municípios que fizeram o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) - 48,1% - apresentam risco de surto ou estão em alerta. Entre as capitais pesquisadas, Rio Branco(AC) e Porto Velho (RO) têm iminência de um surto. Outras 14 capitais, entre elas o Rio de Janeiro, estão em situação de alerta.
Das 427 cidades que se propuseram a contar o número de larvas do mosquito por residências, 370 já terminaram o levantamento. No total, 24 cidades apresentam mais de 4% de casas pesquisadas com foco de dengue (risco de surto), contra 154 cuja presença da larva do Aedes atinge entre 1% e 3,9% do universo avaliado (alerta). Outras 192 cidades tiveram classificação satisfatória, pois os focos estão em menos de 1% das residências. 

MODO DE TRANSMISSÃO
A fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite.
A transmissão ocorre pelo ciclo homem - Aedes aegypti - homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.


SINTOMAS

Depois da picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do 3º dia.
O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas abaixo aparecem.

Dengue Clássica
►Febre alta com início súbito.
►Forte dor de cabeça.
►Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
►Perda do paladar e apetite.
►Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
►Náuseas e vômitos·
Tonturas.
►Extremo cansaço.
►Moleza e dor no corpo.
►Muitas dores nos ossos e articulações.


Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
►Dores abdominais fortes e contínuas.
►Vômitos persistentes.
►Pele pálida, fria e úmida.
►Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
►Manchas vermelhas na pele.
►Sonolência, agitação e confusão mental.
►Sede excessiva e boca seca.
►Pulso rápido e fraco.
►Dificuldade respiratória.
►Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.




PREVENÇÃO

Pratinhos de vasos de plantas ou de xaxins, dentro e fora de casa. Escorra a água. coloque areia até a borda do pratinho.
Garrafas de vidro ou pet, baldes e vasos de plantas. Guarde-os vazios e virados para baixo.
Bromélias ou outras plantas que possam acumular água. Tratar com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.
Pneus velhos. Entregue-os aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, seque-os e guarde-os em local coberto.
Vasilhame para água de animais domésticos. Lave com bucha e sabão em água corrente pelo menos uma vez por semana.
Vasos sanitários. Deixe a tampa sempre fechada. Em banheiro pouco usado dê descarga uma vez por semana.
Ralos de cozinha, de banheiro, de sauna e de ducha. Verifique se há entupimento. se houver, providencie o imediato desentupimento. Se não os estiver utilizando, mantenha-os fechados.
Espelhos d'água, lagos e cascatas decorativas. Mantenha-os sempre limpos. Crie peixes, pois eles se alimentam de larvas. se não quiser criar peixe, mantenha a água tratada com cloro ou encha-os de areia.
Bandeja externa de geladeiras. Retire sempre a água. Lave a bandeja com água e sabão.
Tonéis e depósitos de água. Lave as paredes internas com bucha e sabão. Tampe com telas aqueles que não tenham tampas próprias.
Suporte de garrafões de água mineral.Lave-os bem sempre que trocar os garrafões.
Entulhos e lixos.Evite acumular entulho e lixo. São focos do mosquito da dengue.
Piscina. Trate a água com cloro. Limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, cubra bem. Se estiver vazia, coloque 1 kg de sal no ponto mais raso.
Cacos de vidro nos muros. Coloque areia em todos aqueles que possam acumular água.
Calhas de água da chuva. Verifique se elas não estão entupidas. Remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água.
Pequenos recipientes como plásticos, cacos de vidro, casca de ovo, ou qualquer outro objeto que possa acumular água. Coloque tudo em um saco plástico, feche bem e jogue no lixo.
Lajes. Retire a água acumulada.
Lixeiras dentro e fora de casa. Feche bem o saco plástico e mantenha a lixeira tampada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário